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O mercado de carros usados no Brasil está prestes a bater um recorde em 2024, com 15,3 milhões de unidades esperadas para venda. O primeiro semestre já registrou 7,3 milhões de carros vendidos.
A idade média da frota brasileira está aumentando. Dentre as vendas, 2,4 milhões são de veículos com mais de 13 anos, que são menos seguros e mais poluentes.
Veículos antigos, como o Volkswagen Gol e Fiat Uno, não possuem tecnologias de segurança modernas, como airbags e controle de tração, essenciais hoje em dia.
Apesar de iniciativas para promover carros sustentáveis, a busca por veículos mais baratos e poluentes cresce, refletindo a falta de recursos dos brasileiros.
O especialista Everton Silva destaca que carros mais velhos poluem mais devido à falta de manutenção e padrões de emissões mais rigorosos em modelos novos.
As políticas públicas muitas vezes favorecem a manutenção de carros antigos, como a isenção do IPVA para veículos com mais de 15 anos, perpetuando a circulação desses automóveis.
A demanda por carros também está aumentando devido ao retorno ao trabalho presencial pós-pandemia e à disponibilidade de crédito no mercado, incentivando as compras.
A melhor solução hoje, seria a redução da carga tributária dos veículos no Brasil, permitindo exigir mais recursos de seguranças, sem alavancar os preços, além de tornar carros 0km mais acessíveis.
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