Tabela Fipe Carros 2024: Consulta Valor de Novos e Usados

4.1/5 - (101 votos)

Consulta Tabela Fipe -

Marca

Modelo

Ano






Tabela Fipe Carros: Consulte grátis aqui o preço oficial de veículos

Hoje iremos te mostrar como você pode fazer a consulta de qualquer carro de forma rápida e fácil, sem importar se o veículo é 0 km ou usado. Seja qual for o seu interesse, aqui neste artigo você vai encontrar tudo que precisa!

Tabela Fipe Carros estacionados em feirão
Foto: Reprodução

Se você está pensando em vender ou adquirir um carro, saiba que a Tabela Fipe pode te ajudar. Esse índice é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que é a FIPE (também conhecida por Fip Carros, mas não é a grafia correta). Ela é uma organização de direito privado que não possui fins lucrativos, e teve sua criação no ano de 1973.

Essa organização possui o objetivo de apoiar as Instituições de pesquisa e ensino, sejam elas públicas ou privadas. Seu principal apoio fica no Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, que é a FEA. Atualmente ela é extremamente importante dentro do mercado, e isso é validado de diversas formas. Se você observar os valores apresentados pela instituição, você consegue se municiar de informações para ir comprar ou vender um veículo, pois você irá contar com uma base de preço que lhe ajudará a não tomar um calote!

Muitas vezes podemos ver algumas pesquisas escritas “Fip” carros, mas essa forma de escrever está equivocada, pois a sigla completa é FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Se você quer saber como ver a Tabela Fipe Carros 2024 de qualquer veículo, é só continuar neste artigo.

Tabela Fipe Carros logomarca
Foto: Reprodução

Para que serve a Fipe Carros?

Os valores dessa tabela servem para dar a você uma referência, seja na hora de comprar ou vender seu veículo. Todos os valores da Fipe são atualizados mensalmente, por isso é importante saber como ela funciona. Abaixo mostraremos os 3 tópicos que são usados para construir essa tabela. Veja mais:

  • Coleta de Preços: para começar a fazer os preços dessa tabela, a organização se baseia nos valores dos veículos de todo o território nacional. E para conseguir fazer uma média, é usado um filtro que exclui todos os preços que estão muito exagerados, seja preços muito altos ou muito baixos;
  • Média de preço: agora, depois de ter excluído os valores muito discrepantes, a média é calculada com base nos valores de que ficaram mais próximos. Todos os meses essa média é calculada e divulgada pelo site oficial da Fipe;
  • Filtros de pesquisa: além da média que foi calculada, ainda tem outros fatores que são levados em consideração, como a marca do veículo, carroceria, motorização, ano de fabricação e a sua versão.

E para firmar um bônus, ela ainda é apresentada com valor venal, que é um dos termos utilizados para fazer o cálculo do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que é um imposto que deve ser pago pelo proprietário do carro para o Estado, sem saber o valor médio esse cálculo não pode ser feito adequadamente!

Como funciona a Tabela Fipe de veículos usados?

O preço da Tabela Fipe 2024 de carros usados é calculado da mesma forma que é calculado para os veículos 0 km. Mas aqui os preços de vendas desses automóveis podem ter uma diferença maior do preço oferecido pela Tabela.

Tudo vai depender de como está o estado de conservação do carro, da sua quilometragem, de seus itens de série, a quantidade de revisões feitas no veículo, itens opcionais que foram adicionados, entre muitos outros pontos. Isso que foi citado pode aumentar ou diminuir o preço de venda ou compra do carro. As vezes podemos ver a Tabela Fipe automóveis usados com valores bem altos, principalmente de veículos mais antigos e que possuem bom estado de conservação.

As tabelas de preços de carros usados podem variar bastante, mas sempre podemos contar com os valores da Fipe de carros para termos uma base de valores. Assim como também podemos contar com a tabela de preços de carros novos em 2024.

Tabela Fipe carros usados em concessionária
Foto: Reprodução

Como consultar a Tabela Fipe de veículos?

Aqui em nosso site Tabela FIPE Consulta você poderá encontrar todos os preços de todos os veículos, atualizados mensalmente com base na tabela Fipe de carros usados. Você pode pesquisar por carros, motos e caminhões, é só digitar o modelo do veículo e o ano. Em seguida você será direcionado a uma página que pode conter algumas informações do carro, assim como uma tabela com os preços de todas as versões do modelo fabricadas naquele ano.

Você pode consultar também os preços dessa Tabela no site oficial da Fipe, que pode ser pesquisado no Google como veiculos.fipe.org.br. Para poder ver os valores você terá que acessar a aba “Índices e Indicadores”, depois disso procurar nos indicadores o “Preço Médios dos Veículos”, que é a Tabela Fipe 2024 Carros. Depois de acessar essa página, você poderá fazer essa pesquisa entre caminhões e motos.

Tabela Fipe desenho de carro vermelho em cima de moedas
Foto: Reprodução
Como usar a Tabela FIPE fazendo a consulta no Tabela FIPE Consulta?

O Tabela FIPE Consulta coleta todos os meses os preços que a Fundação Instituto Pesquisas Econômicas divulga, e organiza da melhor maneira para facilitar o uso.

Existem 2 formas de fazer a consulta no Tabela FIPE Consulta.

A primeira é ir pelo formulário, escolher o mês de referência que deseja saber o preço, escolher a marca, o modelo/versão e também o combustível. Aí basta fazer a pesquisa clicando em Visualizar, que o site irá retornar o resultado no formulário, conforme as imagens abaixo:

Formulário de pesquisa da tabela FIPE
Basta preencher as informações e clicar em visualizar. Foto: Reprodução
Resultado do formulário da Tabela Fipe com o preço do Audi A3 1.6 2023
Basta aguardar o carregamento para o valor ser exibido. Foto: Reprodução

A segunda forma é fazendo a busca pela caixa de pesquisa, onde você escreve o nome do veículo e o ano, e aperta na lupa. Aí o sistema irá te retornar com todas as páginas que podem corresponder ao que você busca. Localizando o veículo desejado, basta clicar no título que irá abrir a tabela com todas as versões do veículo vendidas naquele ano. Com certeza o seu estará na tabela, conforme as imagens abaixo:

Consulta no box de pesquisa

A lupa fica no canto superior direito do site. Basta clicar nela que abre o campo para digitação.
Resultado da pesquisa Fipe Onix 2015
Aparecerão todas as opções que podem corresponder ao veículo que busca. Foto: Reprodução
Tabela Fipe Resultado Versões
Aqui você encontra a tabela com os preços de todas as versões do veículo que pesquisou, produzidas naquele ano. Foto: Reprodução

Podemos observar que a Tabela Fipe Veículos é de extrema importância para as negociações de veículos, seja de usados, seminovos ou novos. Com o valor da referência podemos ter uma noção de quanto é a média nacional do veículo na tabela Fipe carros usados, assim podemos calcular os impostos de nosso Estado e, fechar um valor que seja interessante para o vendedor e comprador.

É importante você estar sempre por dentro dos valores da FIPE, principalmente quando você for fazer uma negociação dentro do mercado automobilístico. Pois se você estiver municiado de informações, dificilmente algum vendedor espertinho vai tentar te passar a perna. Mesmo que o valor fique um pouco mais alto ou um pouco mais baixo que a FIPE, compreenda mais sobre a negociação, já que a Tabela FIPE Carros apresenta uma média e não uma exatidão, entretanto ela serve muito bem para você conseguir se posicionar!

Sem esse índice feito pela Tabela Fipe de Carros, a gente poderia ter veículos iguais e com preços muito diferentes a poucos quilômetros de distância. O que tornaria a venda e compra de veículos uma bagunça.

Tabela Fipe escolhendo carro em feirão a céu aberto
Foto: Reprodução

Fale para gente o que você achou desse nosso post, deixe a sua opinião sobre ele e a sua avaliação. Dessa forma podemos melhorar nossos conteúdos e, trazer sempre o melhor para todos os leitores do Tabela FIPE Consulta!

Perguntas Frequentes sobre Fipe carro

Como saber qual a Fipe do meu carro?

Para isso você pode acessar nosso site e fazer uma pesquisa na Tabela Fipe. É só informar o modelo e ano do carro, logo após você será direcionado a uma página que irá conter todas as versões do carro fabricadas naquele ano, contendo todos seus preços atualizados mensalmente.

Como funciona a Tabela Fipe de Automóveis?

O preço dessa tabela é calculado todos os meses, utilizando como base os preços dos veículos de todos os estados brasileiros. Os preços muito discrepantes são descartados e, os preços que são mais próximos são utilizados para calcular a média dos valores.

Quando é a atualizada a Tabela Fipe 2024 carros usados?

Todo dia 1º é divulgado o valor médio nacional, tendo como referência uma coleta feita aproximadamente 36 dias antes.

Qual é o site oficial para consultar o valor dos veículos Fipe?

O site gov original é o veiculos fipe org br (veiculos.fipe.org.br). É de lá que buscamos as informações para exibir aqui em nosso site para melhor atender os nossos leitores, facilitando a busca e tendo uma navegação melhorada.

Devo vender o meu veículo só com base na Tabela Fipe automóveis?

Não, o preço médio é uma referência, mas não é uma verdade absoluta. Muitos fatores influenciam individualmente cada veículo, como estado geral, quilometragem rodada, histórico de manutenção e acidentes, então o valor pode ficar acima ou abaixo. Tudo depende da pressa de vender e de como estiver o mercado no momento da negociação (estoques, taxa de juros, etc).

Para que serve a tabela de carros usados?

A pesquisa é muito útil para dar a compradores e vendedores uma noção de como está o preço de mercado para cada carro/moto/caminhão, fazendo assim com que todos tenham pelo menos um ponto de partida para iniciar uma negociação com base na Fipe tabela veículos.

Quem é a maior concorrente da Fipe automóveis?

Atualmente existe a tabela Molicar, também muito conhecida nacionalmente. Mas infelizmente não é possível consulta-la gratuitamente. Então a tabela de preços de carros usados mais famosa é a FIPE mesmo.

Qual é a melhor tabela carros usados?

A maior referência nacional é o índice da Fundação Insitutito de Pesquisas Econômicas, que além de gratuito, é sem dúvida o mais completo e abrangente levantamento de preços no Brasil.

A FIPE pode ser usada como base para tabela de preços de carros novos 2024?

Sim, sem dúvidas. Além do levantamento dos usados, o instituto faz o levantamento do preço dos 0km vendidos nas concessionárias de todo o Brasil. Vale observar que a média pode variar muito de um estado para o outro por conta de impostos e valor de frete.

Para que serve a Tabela FIPE Carros?

A Tabela FIPE Carros tem a serventia de repassar para todo o público, um valor médio de um determinado veículo automotor. Buscando por uma marca, um modelo, versão e um ano, você consegue descobrir quanto é que este veículo está sendo negociado em média no mercado.

Quem usa a Tabela FIPE Carros?

Normalmente quem usa a Tabela FIPE Carros, são pessoas que estão comprando ou vendendo carros, isso inclui pessoas comuns ou mesmo profissionais que trabalham de vendedores e compradores de carros. A Tabela FIPE Carros também tem uma função importante de oferecer o valor venal dos veículos, sendo este um valor muito importante para executar o cálculo do IPVA.

Quem define os valores da Tabela FIPE Carros?

Todos os valores da Tabela FIPE Carros, são definidos por profissionais que trabalham na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que é a própria FIPE, estes valores são atualizados todos os meses, e servem para diversas funcionalidades.

O que faz com que a Tabela FIPE Carros suba de preço?

A Tabela FIPE Carros, acompanha sempre os valores do mercado, logo se os veículos subirem de valor no mercado, ou se eles estiverem em uma escassez, é claro que o cálculo da FIPE vai acompanhar o valor mediano, e respectivamente o preço da Tabela FIPE Carros também sobe em geral.

O que faz com que a Tabela FIPE Carros baixe de preço?

Da mesma forma, os valores do mercado é que ditam os preços. A oscilação pode acontecer por conta do dólar, inflação, oferta x demanda, entre outros fatores.

Rolar para cima