Tabela Fipe PR: Consulte Valor Médio de Veículo no Paraná

4/5 - (105 votos)

Consulta Tabela Fipe -

Marca

Modelo

Ano

Consulta Tabela Fipe -

Marca

Modelo

Ano

Consulta Tabela Fipe -

Marca

Modelo

Ano

Tabela Fipe PR (Paraná) 2023: Consulte o preço de seu veículo

Todos que pretendem negociar um veículo, com certeza já pesquisaram pela famosa Tabela Fipe PR. Mas será que existem diferenças nas Tabelas de outros Estados brasileiros? Confira agora mais um artigo que pode resolver a sua dúvida!

Logomarca Tabela Fipe PR
Foto: Reprodução

O pessoal paranaense que está procurando pela Tabela Fipe PR não precisa se preocupar se não achar essa Tabela, tendo e vista que ela é a mesma para todos os Estados brasileiros. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), surgiu no ano de 1973 como uma organização de direito privado sem fins lucrativos.

Esse Instituto faz pesquisas de diversos índices e indicadores que são utilizados por diversas empresas, sejam elas públicas ou privadas. Um dos indicadores mais famosos é a Tabela Fipe, que é utilizada como referência em todos os Estados na hora da comercialização de veículos.

Existe uma Tabele Fipe PR exclusiva para o Estado?

O Instituto que faz a média dos preços dos automóveis, faz seu cálculo utilizando o preço de todos os Estados do território nacional. Por isso não existe uma Tabela Fipe PR ou para qualquer outro estado, considerando que as médias feitas são utilizando valores de todos território nacional.

Como é feito o seu cálculo?

A organização faz a média dos preços de diversos veículos, podendo ser carros, caminhões ou motos, sendo capaz de ser 0 km ou usados. O valor de um veículo da Tabela Fipe PR é feito da seguinte maneira, primeiro é selecionado um veículo, depois são buscados seus preços de comercialização em todos os Estados brasileiros. Em seguida os preços que estão muito baixos ou muito elevados são excluídos, restando somente os valores mais próximos uns dos outros.

Com esses valores que sobraram é calculado a média do veículo, portanto o preço da Tabela Fipe Paraná é somente uma média e não o seu valor final de venda ou compra. Portanto é sempre bom estarmos atento aos valores da Fipe antes de fecharmos qualquer negócio.

Tabela Fipe Paraná Bandeira
Foto: Reprodução

Como fazer a consulta da Tabela Fipe PR a qualquer momento?

Para fazer isso da maneira mais fácil e rápida, basta digitar o modelo e ano do veículo que você quer saber o valor, seja ele carro, caminhão ou moto. Logo em seguida abrirá uma página que trará todas as versões do veículo que foram fabricadas naquele ano, também terá todos os seus preços que são atualizados todos os meses.

Para consultar Tabela Fipe PR diretamente no site oficial da entidade, você terá que buscar pela aba índices e indicadores, ou procurar diretamente na página principal pelo preço médio de veículos. Logo após acessar isso, será redirecionado a uma página onde terá que escolher se quer fazer a pesquisa sobre carros, caminhões ou motos. Depois isso informe a marca, modelo, versão e ano de fabricação do automóvel.

Quando eu devo usar a Tabela FIPE PR?

Oferecendo a oportunidade de consultar os preços de diversos veículos automotores, sendo eles carros, motos, e caminhões, a FIPE se demonstra ideal para fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre os veículos e seus valores, desde o ano até as versões. E isso é essencial na hora de fazer uma aquisição de um carro ou mesmo uma venda, pois já que a FIPE oferece um valor médio, você facilmente consegue entender o porquê de o valor do carro estar mais alto ou mesmo tão abaixo da FIPE PR, desse jeito é mais difícil você cair em um golpe.

Consultando a tabela, você consegue avaliar melhor todo o cenário onde você está se introduzindo, conseguindo assim olhar para o carro, caminhão ou moto com um olhar diferente, pesquise um pouco mais sobre o veículo automotor antes, para fazer uma boa negociação, leve em consideração a quilometragem, os itens de série, revisões do modelo, carroceria, interior e sua mecânica, dessa forma não tem como se perder.

A tabela FIPE PR, também pode ser utilizada em outros momentos, como por exemplo para verificar o Valor Venal, que é utilizado para fazer o cálculo do IPVA, ou mesmo o preço do veículo para a indenização do seguro dos automóveis, ou seja, a Tabela FIPE PR também opera com serviços privados, não se atrelando apenas aos serviços públicos e governamentais.

Foto ilustrativa da FIPE PR
Foto: Design próprio.

Dentro da Tabela FIPE PR ainda constam alguns modelos que não são cadastrados, sendo estes veículos que são vendidos logo em seu lançamento como versões exclusivas para os segmentos de frotas, PCD ou governamental, ou seja, vendas especiais que se diferenciam do restante do mercado. Nós também temos alguns modelos que não acompanham os parâmetros normais do mercado, estamos falando dos veículos relíquias, ou também chamado de carros de colecionadores, estes sempre possuem um valor bem maior do que a quele apresentado na FIPE, como exemplo podemos citar o Volkswagen Gol GTS 88, que facilmente pode custar de R$ 20 mil a R$ 40 mil, indo às vezes além destes valores.

Em nosso site você poderá fazer essa busca de forma mais facilitada, sempre com muita segurança e preços atualizados automaticamente todos os meses. Depois de saber um pouco mais sobre o funcionamento da Tabela Fipe Paraná, com certeza as suas negociações ficarão mais completas. Sempre busque o preço do veículo na Fipe PR antes de fazer um negócio, assim você consegue descobrir se o preço que está sendo negociado o veículo está dentro do padrão ou não.

Deixe também a sua avaliação sobre o nosso artigo, nos diga aqui nos comentários se ele te ajudou de alguma forma. Interaja com a gente e nos ajude a trazer conteúdos melhores para vocês todos os dias. Sua avaliação é muito importante para podermos descobrir se nossos artigos estão agradando aos leitores.

Não se esqueça de acessar o site Tabela FIPE Consulta e conferir tudo que está acontecendo no mundo do automobilismo. Em nosso site você poderá acompanhar todos os lançamentos, notícias, reviews, Web Stories e muito mais coisas relacionadas ao mundo das 2 e 4 rodas!

Dúvidas Frequentes

Como verificar o preço de um veículo na Tabela Fipe PR?

A Tabela Fipe é a mesma utilizada em todos os Estados brasileiros, por isso não precisamos nos preocupar em encontrar uma Tabela de nossa região. Para fazer a consulta dessa Tabela, podemos digitar o modelo e ano do veículo desejado na barra de buscas desse mesmo site. Em seguida aparecerá uma Tabela com os preços de todas as versões daquele veículo fabricados naquele ano.

O que é a Tabela Fipe PR?

A Fipe, é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que foi criada em 1973. Ela é uma organização que não possui fins lucrativos e possui direito privado. O Instituto faz pesquisas de diversos índices e indicadores, que são utilizados por diversas empresas, podendo ser públicas ou privadas. Um de seus indicadores mais famosos é o preço médio dos veículos, que é a famosa Tabela Fipe.

Quando eu devo usar a FIPE PR?

Você deve recorrer a FIPE sempre que precisar averiguar um valor referencial de mercado, normalmente se busca estes valores, quando se faz uma negociação, seja ela compra ou venda!

Para que funções eu posso usar a FIPE PR?

A Tabela FIPE pode ser usada para pesquisar um valor médio de um veículo automotor, sendo ele carro, moto ou caminhão, além disso dá para descobrir a quantidade de versões que um modelo possui em determinado ano, e também confirmar o lançamento do modelo aqui no Brasil, já que ela data os lançamentos de todos os veículos. O valor da FIPE também é utilizado para o cálculo do IPVA, que usa o valor venal, e para as seguradoras fazerem seus trâmites!

A Tabela FIPE PR 2023 é confiável?

Sim, o valor é uma média nacional levantada mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e representa um valor de referência confiável de mercado.

O que significa a sigla FIPE?

A sigla FIPE, significa, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973.

Rolar para cima