Tabela Fipe RJ: Valor médio de veículos novos e usados no Rio de Janeiro

4/5 - (112 votos)

Consulta Tabela Fipe -

Marca

Modelo

Ano

Consulta Tabela Fipe -

Marca

Modelo

Ano

Consulta Tabela Fipe -

Marca

Modelo

Ano

Tabela Fipe RJ (Rio de Janeiro) 2023: Consulte os valores dos veículos

Em todos os Estados brasileiros as pessoas negociam veículos todos os dias, sejam eles 0 km ou usados. A Tabela Fipe RJ serve de referência para diversos negócios de automóveis feitos no Estado. Mas você sabe como ela funciona de verdade? Confira tudo em nosso artigo completo!

Logomarca tabela fipe RJ
Foto: Reprodução

Muita gente desconhece, mas Fipe é a abreviação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Essa organização foi criada no ano de 1973, possuindo direito privado e sem fins lucrativos. Esse Instituto faz pesquisas de diversos índices e indicadores, que servem de referência para várias empresas privadas e públicas.

Muitas pessoas utilizam a Fipe RJ para fazer pesquisas de preços de determinado veículo. Já que essa organização faz o cálculo do valor de mercado dos automóveis todos os meses, sempre utilizando como base os valores de mercado de todo o território nacional.

Como é feito o cálculo da Fipe RJ?

O cálculo é feito da mesma maneira para todos os Estados brasileiros. Onde todos os valores de vendas dos veículos aqui no Brasil são utilizados para fazer um valor médio. Os valores que são muitos distantes, sejam para cima ou para baixo são excluídos da lista, então o cálculo é feito a partir dos valores que ficaram mais próximos uns dos outros.

Todos os meses a organização faz esse cálculo, portanto os valores da Tabela Fipe RJ, são os mesmos das outras regiões do Brasil. Se você é do Rio de Janeiro, ou de qualquer outro Estado do Brasil, deve tomar cuidado somente com os preços das concessionárias e revendedoras. Esses valores sim podem ser diferentes, alguns exemplos são de veículos que são mais procurados em uma região do que a outra.

O preço da Tabela Fipe RJ é o mesmo preço de venda?

Os valores que são disponíveis pelo Instituto servem apenas de parâmetro para a sua negociação, já que muitos fatores podem alterar os preços dos automóveis. Alguns desses fatores que não são medidos pela Fipe RJ são o estado de conservação do veículo, quilometragem, itens adicionais, entre outras coisas que podem ser analisados na hora da negociação.

Alguns veículos possuem preço acima da Tabela Fipe RJ e outros abaixo, mas sempre devemos dar prioridade aos veículos que possuem o preço um pouco superior. Automóveis com valores muito abaixo da Tabela podem não ser uma boa opção de compra. Muitos desses veículos estão em mal estado de conservação, com muito quilômetros rodados, e também podem ter adulterações em seus documentos.

Desta maneira sempre devemos ter cuidado no momento da negociação de algum carro, caminhão ou moto. Antes de sair para comprar ou vender um automóvel, dê uma olhada na Tabela Fipe RJ, assim será fácil de saber qual é o preço médio de mercado e descobrir se aquele é um bom negócio ou não.

Como e quando a Tabela FIPE foi criada?

A FIPE foi criada em 1973, uma fundação que nasceu para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. O órgão presta serviços para o governo e empresas privadas, entretanto o produto principal dela é a Tabela FIPE. Em 1985 a Tabela FIPE foi apresentada como uma inciativa da entidade para auxiliar com as práticas de venda e de compra de carros no mercado de novos, seminovos e usados. E desde então ela é utilizada como a principal referência utilizada por profissionais do mercado de revenda, quanto por proprietários do modelo.

Foto ilustrativa com o nome FIPE RJ no centro
Foto: Design próprio.

Quando eu devo usar a Tabela FIPE RJ?

A tabela FIPE RJ, deve ser utilizada sempre que você tiver dúvida ou necessidade de descobrir o valor de um veículo automotor. Já que além de ela te oferecer a possibilidade de consultar os preços de uma quantidade absurda veículos e modelos, a FIPE também serve para gente que precise comprar ou vender um carro, moto ou mesmo um caminhão.

A partir do momento que você consulta a Tabela FIPE RJ, você automaticamente traça na cabeça um ponto de partida para avaliar um veículo automotor no mercado, mas lembre-se que o valor apresentado pela FIPE, é apenas uma média, você deve levar em consideração a qualidade do modelo, se está bem cuidado ou não, e o seu funcionamento, dessa forma você evita grandes furadas, conseguindo também analisar o seu modelo e propor um preço justo de mercado.

Mas você também pode usar a Tabela FIPE RJ em outros momentos, não só na hora de comprar ou vender um veículo automotor, pois os preços divulgados pela FIPE também servem como valor venal para o IPVA, que é um tributo estadual pago todos os anos, e também o para à indenização do seguro dos automóveis, ou seja, ela opera também com incitações privadas além das governamentais.

Como consultar a Tabela Fipe RJ a qualquer momento?

Tabela Fipe Rio de Janeiro Bandeira
Foto: Reprodução

Aqui em nosso site você pode fazer a consulta de preços de qualquer veículo que está disponível na Tabela Fipe. Para fazer isso é muito rápido e fácil, basta digitar o modelo do veículo que quer pesquisar, juntamente com o ano de fabricação. Em seguida abrirá uma página que terá os preços de todas as versões daquele veículo e, que foram fabricados naquele mesmo ano.

Os preços também podem ser conferidos diretamente no site da organização. Para fazer a consulta no site citado, precisaremos acessar a aba “Índices e Indicadores”, depois procurar por “Preço Médio de Veículos”, que é a famosa Tabela Fipe RJ. Depois de acessar a nova página, é só escolher se deseja consultar os preços dos carros, motos ou caminhões. Após escolher a categoria desejada, é só digitar a marca, modelo e versão, e o ano de fabricação do automóvel desejado.

Depois dessas informações sobre a Tabela Fipe RJ, descobrimos que a Tabela dos fluminenses é igual a de todos os outros Estados brasileiros. Sabendo disso, a sua pesquisa relacionada aos preços dos veículos ficou muito mais fácil de ser feita. Com certeza a sua visão sobre a Fipe irá mudar e conseguirá te trazer mais sabedoria na hora da negociação dos automóveis.

Deixe a sua opinião sobre nosso artigo aqui embaixo, nos diga se ele te ajudou em algum momento. Não se esqueça de deixar também a sua avaliação, ela é importante e nos ajuda demais na hora de criarmos nossos artigos.

Acesse o site Tabela FIPE Consulta e veja os melhores conteúdos sobre o mundo automobilístico. Temos diversos artigos sobre lançamentos, notícias, reviews de pneus e equipamentos, Web Stories, e muita informação em relação ao mundo das 2 e 4 rodas!

Perguntas Frequentes

Como consultar a Tabela Fipe RJ?

A Tabela Fipe é a mesma para qualquer estado, e podemos fazer essa pesquisa em nosso site. Basta digitar o modelo e ano do carro na barra de buscas, logo após abrirá uma página lhe mostrando os preços de todas as versões daquele veículo do ano pesquisado.

O que é a Tabela Fipe RJ?

A Fipe que é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é uma organização de direito privado e que não possui fins lucrativos. Ela foi criada em 1973 e, analisa diversos indicadores e índices do mercado. Com essas análises ela conseguiu criar o preço médio dos veículos, que é a famosa Tabela Fipe Rio de Janeiro.

Quais os tipos de carros que não acompanham o valor da FIPE RJ?

Os modelos que não acompanham o valor da FIPE RJ, são os modelos mais antigos, considerados relíquias de colecionadores, por exemplo o VW Santana Executivo, Chevrolet Opala Comodoro, Ford Escort XR3, Kadett GSi, Fusca 73 1500, dentre vários outros modelos. Estes carros normalmente, contam com um valor de mercado bem maior do que o normal, chegando até a bater altíssimos valores que passam de 100 mil reais.

Por que o valor da Tabela FIPE RJ sobe e desce?

O valor da Tabela FIPE, sobre e desce no mercado, pois como já explicado no artigo, os carros também sobem de preço, valorizando e desvalorizando, e é o valor médio destes carros que cria as oscilações de mercado.

A Tabela FIPE RJ 2023 é grátis?

Sim, você pode usar à vontade sem nenhum custo aqui no Tabela FIPE Consulta!

O que significa a Sigla FIPE?

A sigla FIPE quer dizer, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973.

Rolar para cima