Encontre abaixo nessa tabela todas as Versões do DT 200 1997 com o seu código FIPE e preço atualizado. Descubra qual o valor de tabela do YAMAHA DT 200 1997 abaixo.
Versões do YAMAHA DT 200 1997
Versão | Cod. FIPE | Valor Outubro de 2025 |
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DT 200 R | 827007-4 | R$ 19.128,00 |
DT 200 | 827008-2 | R$ 11.100,00 |
Yamaha DT 200 1997 e seus detalhes
A Yamaha DT 200 1997 manteve o legado da linha DT ao oferecer uma combinação de força, leveza e robustez para quem busca uma moto versátil. Indicada tanto para trilhas quanto para o uso diário nas cidades, o modelo se tornou uma das queridinhas entre os fãs de motos trail no Brasil, com desempenho confiável e mecânica simples, mas eficiente.
Estilo funcional com foco no fora de estrada
O design da DT 200 1997 reforça seu perfil aventureiro com linhas angulosas, banco estreito e altura elevada. A ergonomia foi pensada para facilitar a pilotagem em terrenos irregulares, com destaque para o assento a 850 mm do chão, que oferece bom campo de visão e controle do corpo. Os pneus com câmara nas medidas 90/90-21 na dianteira e 110/80-18 na traseira mostram seu caráter off-road.
Além do visual, a moto também traz uma estrutura robusta, com chassi tubular de berço simples em aço, resistente e leve. O farol simples com lâmpada 35/35W H4 é adequado para uso urbano e trilhas leves.
Motor dois tempos oferece desempenho esportivo
A alma da DT 200 1997 está no seu motor monocilíndrico, de 195 cm³, dois tempos, refrigerado a líquido. Ele entrega 25 cv a 8.500 rpm e 2,1 kgf.m de torque a 8.000 rpm, o que resulta em uma resposta rápida ao acelerador e excelente desempenho nas subidas ou retomadas. O carburador Mikuni VM 26SS garante alimentação precisa, enquanto o sistema de partida é no tradicional kickstarter (pedal).
A transmissão manual de 6 marchas e a embreagem multidisco banhada a óleo proporcionam trocas suaves e bom aproveitamento do motor em diferentes tipos de terreno, tornando a moto divertida e ágil, especialmente nas trilhas.

Consumo moderado e autonomia razoável
O consumo de combustível da DT 200 1997 varia entre 20 e 25 km/l, dependendo do tipo de uso e da tocada do piloto. Por ser uma moto dois tempos, o consumo tende a ser maior que o de modelos quatro tempos, mas dentro do esperado para a proposta. Com tanque de 12,5 litros, sendo 1,2 litro de reserva, a autonomia gira em torno de 250 km, o que é razoável para uma trail esportiva.
Versão única e bem equipada
A Yamaha oferecia a DT 200 1997 em versão única, sem variações de acabamento ou motorização. Apesar disso, o modelo já vinha bem equipado para sua proposta, com suspensão dianteira de garfo telescópico e traseira monoamortecida com sistema Monocross e curso de 211 mm, que garante ótimo comportamento no fora de estrada.
O grande diferencial dessa versão em relação ao ano anterior foi a adoção do freio a disco na roda traseira, substituindo o antigo sistema a tambor. Isso trouxe mais eficiência e controle nas frenagens, principalmente em descidas ou terrenos escorregadios.
Pontos positivos superam as limitações
Entre os pontos fortes, destacam-se o motor potente e leve, a ciclística bem acertada, a facilidade de manutenção e a durabilidade do conjunto. O modelo é indicado tanto para iniciantes quanto para pilotos mais experientes que desejam se divertir no off-road.
Já como ponto fraco, o consumo de óleo e combustível é um pouco elevado devido ao motor dois tempos. Além disso, a ausência de partida elétrica e o acabamento mais simples podem afastar quem busca conforto acima da performance.
Perguntas Frequentes (FAQ)
Qual é o consumo médio da Yamaha DT 200 1997?
Fica entre 20 e 25 km/l, dependendo do uso urbano ou em trilhas.
A DT 200 1997 tem freio a disco traseiro?
Sim, esse foi um dos diferenciais dessa versão em relação às anteriores.
Qual a potência do motor da DT 200?
Ela entrega 25 cv a 8.500 rpm com torque de 2,1 kgf.m.
Existe mais de uma versão da DT 200 em 1997?
Não. A moto foi vendida em versão única no Brasil nesse ano.