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13-180 2002 Tabela FIPE: Preço, Valor em Outubro de 2025

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    Encontre abaixo nessa tabela todas as Versões do 13-180 2002 com o seu código FIPE e preço atualizado. Descubra qual o valor de tabela do VOLKSWAGEN 13-180 2002 abaixo.

    Versões do VOLKSWAGEN 13-180 2002

    VersãoCod. FIPEValor Outubro de 2025
    13-180/13-180 E Worker 3-Eixos 2p (die.)
    515071-0R$ 82.344,00
    13-180/13-180 E Worker 2p (diesel)
    515070-1R$ 74.166,00
    VOLKSWAGEN CAMINHÕES

    Volkswagen 13-180 2002: força, versatilidade e eficiência para o trabalho pesado

    O Volkswagen 13-180 2002 é um caminhão médio que marcou presença no mercado brasileiro por seu equilíbrio entre capacidade de carga, desempenho e custo operacional. Parte da linha Worker, esse modelo foi projetado para oferecer robustez e versatilidade no transporte urbano, rodoviário e até rural.

    VOLKSWAGEN 13-180 2002 branco com boiadeiro parado na diagonal.
    Foto: Divulgação

    Disponível em duas configurações principais — com 2 eixos e com 3 eixos —, o 13-180 é movido a diesel e apresenta uma proposta voltada à produtividade, com bom torque, estrutura reforçada e facilidade de manutenção. A seguir, vamos detalhar todas as informações técnicas e práticas sobre esse veículo.

    Ficha técnica do Volkswagen 13-180 2002

    CaracterísticaDetalhes
    MarcaVolkswagen
    Modelo13-180 Worker
    Ano2002
    Tipo de combustívelDiesel
    TransmissãoManual de 6 marchas
    Tração4×2 (2 eixos) ou 6×2 (3 eixos)
    PotênciaAproximadamente 180 cv
    TorqueCerca de 62 kgfm
    Capacidade de cargaAproximadamente 13 toneladas
    CabineSimples, 2 portas
    Uso indicadoTransporte urbano, regional e rural
    SuspensãoFeixe de molas
    Sistema de freiosPneumático com tambor

    Um caminhão pensado para o trabalho

    O VW 13-180 Worker foi lançado com o objetivo de oferecer uma solução de transporte robusta para empresas que precisam de desempenho e resistência no dia a dia. Seja em entregas urbanas, no transporte de cargas em rodovias ou até no setor agrícola, ele cumpre sua função com competência.

    Sua estrutura é reforçada, o chassi possui boa capacidade de adaptação para carrocerias diversas (baú, carga seca, tanque, etc.), e o desempenho do motor atende muito bem as exigências para transporte de até 13 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).

    Motorização e desempenho

    O motor que equipa o Volkswagen 13-180 2002 é um diesel de 180 cv, com torque elevado, ideal para arranques rápidos mesmo com o caminhão carregado. A transmissão manual de 6 marchas tem relações bem ajustadas para a faixa de torque do motor, favorecendo a economia de combustível e o controle do veículo em aclives e rampas.

    Esse desempenho é um dos pontos fortes do modelo, pois alia força com confiabilidade, o que é essencial para frotistas e caminhoneiros autônomos.

    Duas opções de configuração

    O modelo foi disponibilizado em duas variantes principais:

    • 13-180 Worker 2p (2 eixos): voltado para cargas médias, com menor comprimento e mais agilidade no trânsito urbano.
    • 13-180 Worker 3-Eixos 2p (6×2): ideal para quem precisa transportar mais peso e deseja distribuir melhor a carga sobre os eixos, respeitando a legislação de rodagem.

    Ambas as opções mantêm o mesmo motor, cabine e proposta funcional. A escolha entre elas depende principalmente do tipo de carga e da rota em que o caminhão será utilizado.

    Design e cabine

    A cabine do 13-180 segue o padrão Worker da época: simples, funcional e resistente. O modelo apresenta duas portas e capacidade para até três ocupantes. O painel traz os instrumentos básicos e é de fácil leitura, com comandos acessíveis e boa ergonomia.

    Clique aqui para ver os preços da tabela FIPE de outros anos do VOLKSWAGEN 13-180 2002!

    O conforto não é o destaque do modelo, mas a proposta é voltada à praticidade e ao trabalho. O acabamento é básico, porém eficiente para o uso diário.

    Suspensão e freios

    A suspensão é feita por feixe de molas semi-elípticas, garantindo robustez para aguentar cargas pesadas em diferentes tipos de pavimento. Já o sistema de freios a ar com tambor em todas as rodas oferece segurança e precisão nas frenagens, especialmente importante com o caminhão carregado.


    Vale a pena ter um Volkswagen 13-180 em 2025?

    Apesar dos mais de 20 anos de estrada, o Volkswagen 13-180 ainda é muito valorizado entre caminhoneiros e empresas. Seu principal diferencial está na confiabilidade mecânica, baixo custo de manutenção e fácil acesso a peças de reposição.

    Por ser um caminhão de projeto simples, é possível encontrar mão de obra especializada em qualquer região do país. Além disso, o modelo se destaca pela durabilidade do conjunto motor e pela resistência estrutural.

    Por outro lado, quem busca mais conforto e tecnologias modernas, como ar-condicionado, direção hidráulica de série ou cabine estendida, pode sentir falta de alguns itens. Mesmo assim, para quem deseja um caminhão forte e confiável para trabalho pesado, o 13-180 ainda é uma ótima escolha.

    Perguntas frequentes (FAQ)

    Quantas versões do Volkswagen 13-180 foram lançadas em 2002?

    Foram duas: a versão com 2 eixos (mais leve) e a versão com 3 eixos, ideal para cargas maiores.

    Qual a potência do motor do 13-180?

    Aproximadamente 180 cv, com torque elevado para suportar até 13 toneladas de carga.

    Qual o tipo de combustível do 13-180?

    O modelo utiliza diesel, padrão entre os caminhões médios da época.

    O Volkswagen 13-180 é fácil de manter?

    Sim. A manutenção é simples, as peças são acessíveis, e muitos mecânicos estão familiarizados com o modelo.

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