Encontre abaixo nessa tabela todas as Versões do VM 0km com o seu código FIPE e preço atualizado. Descubra qual o valor de tabela do VOLVO VM Zero Km abaixo.
Versões do VOLVO VM Zero Km
| Versão | Cod. FIPE | Valor Outubro de 2025 |
|---|---|---|
| VM 360 8X2 2p (diesel) (E6) | 516259-9 | R$ 863.238,00 |
| VM 360 8X4 2p (diesel) (E6) | 516271-8 | R$ 845.318,00 |
| VM 360 6×4 2p (diesel)(E6) | 516270-0 | R$ 771.656,00 |
| VM 360 4X2 2p (diesel) (E6) | 516256-4 | R$ 675.203,00 |
| VM 360 6×2 2p (diesel)(E6) | 516257-2 | R$ 689.231,00 |
| VM 290 8X4 2p (diesel) (E6) | 516272-6 | R$ 768.312,00 |
| VM 290 6×4 2p (diesel) (E6) | 516260-2 | R$ 703.794,00 |
| VM 290 8X2 2p (diesel) (E6) | 516258-0 | R$ 739.250,00 |
| VM 290 6×2 2p City (diesel) (E6) | 516253-0 | R$ 607.687,00 |
| VM 290 4×2 2p City (diesel) (E6) | 516252-1 | R$ 576.062,00 |
| VM 290 6X2 2p (diesel) (E6) | 516255-6 | R$ 646.107,00 |
| VM 290 4×2 2p (diesel) (E6) | 516254-8 | R$ 607.419,00 |
Volvo VM Zero Km e seus detalhes
A linha de caminhões Volvo VM Zero Km representa um dos pilares da marca sueca no segmento de transporte leve e médio, tanto rodoviário quanto vocacional. Com a introdução da motorização Euro 6 e avanços em tecnologia embarcada, conforto e segurança, o VM se posiciona como uma das melhores escolhas para transportadores que buscam eficiência operacional, robustez mecânica e economia de combustível.
Conforto em Viagens
A cabine do Volvo VM é reconhecida pelo conforto acima da média na categoria. O modelo oferece isolamento acústico eficiente, climatização com ar-condicionado, banco do motorista com suspensão pneumática e bom espaço interno. Para longas distâncias, a cama com colchão de boa densidade garante descanso adequado. O VM também possui volante com ajustes e painel de instrumentos intuitivo, tornando a condução menos cansativa.

Na versão Euro 6, a ergonomia da cabine foi ainda mais refinada, com novos materiais, melhor distribuição de comandos e reforço no sistema de ventilação, o que proporciona um ambiente mais confortável durante a jornada.
Tecnologias Embarcadas
Os caminhões Volvo VM mais recentes trazem o que há de mais avançado em segurança e controle operacional. Entre os principais destaques:
- Freios EBS com ABS e ESP: sistema eletrônico que melhora a resposta das frenagens, evita derrapagens e aumenta a estabilidade.
- Controle de tração e auxílio de partida em rampa: ideal para cargas pesadas e terrenos inclinados.
- Transmissão I-Shift (7ª geração): câmbio automatizado com modos de condução (Econômico, Performance e Off-Road), que ajusta a troca de marchas conforme a operação.
- Freio-motor VEB até 300 cv: maior segurança nas descidas e redução do desgaste do sistema de freio principal.
- Sistema I-Roll: em determinadas condições de rodagem, desacopla a transmissão para aproveitar a inércia, gerando economia de combustível.
Essas tecnologias são fundamentais para aumentar a produtividade, segurança e conforto do motorista, além de reduzir custos operacionais a longo prazo.
Força do Motor
O motor D8K da linha Volvo VM é um dos destaques. Trata-se de um propulsor de 7,7 litros, 6 cilindros em linha, com turbo e sistema de injeção common-rail. Ele está disponível em versões com 290 e 360 cv, entregando torque entre 1.050 Nm e 1.400 Nm já em baixas rotações.
Exemplos práticos:
- VM 290 6×4: 290 cv a 1.900 rpm e torque de 1.050 Nm de 1.000 a 1.700 rpm.
- VM 360 6×4: 360 cv a 2.200 rpm e torque de 1.400 Nm entre 1.100 e 1.650 rpm.
Essas configurações garantem força de sobra para aplicações rodoviárias e off-road, com retomadas rápidas mesmo carregado e ótimo desempenho em subidas.
Consumo de Combustível
Graças ao novo motor Euro 6, o Volvo VM ficou cerca de 10% mais econômico em relação à geração anterior. A eficiência é garantida por ajustes eletrônicos finos, melhor combustão e adoção de tecnologias como o I-Roll e modos de condução inteligentes.
Embora o consumo exato varie conforme aplicação e peso, o VM 290 pode atingir médias de 2,5 a 3 km/l em uso rodoviário, e o VM 360 pode variar entre 2 e 2,8 km/l, dependendo do terreno e carga. Para a categoria, são bons números, considerando o porte e a capacidade de carga.
Pontos Fortes
- Motorização moderna e robusta (D8K) com excelente torque.
- Câmbio I-Shift de 12 marchas com inteligência embarcada.
- Alta economia de combustível, com tecnologias como I-Roll.
- Conforto elevado na cabine, ideal para rotas longas.
- Diversidade de versões e configurações para diferentes necessidades (4×2, 6×2, 6×4, 8×2, 8×4).
- Freios e controle eletrônico de segurança avançados.
Pontos Fracos
- Preço elevado de aquisição, especialmente com todos os opcionais.
- Custo de manutenção e peças superior a caminhões de marcas nacionais.
- Rede de concessionárias menor em algumas regiões, exigindo planejamento de rotas para manutenção.
- Requer mão de obra especializada para operar todos os recursos do I-Shift e sistemas eletrônicos.
Ficha Técnica
- Motor: D8K, 6 cilindros, 7,7 litros, Euro 6
- Potência: 290 cv @ 1.900 rpm
- Torque: 1.050 Nm @ 1.000–1.700 rpm
- Transmissão: Manual ZT1309 ou I-Shift 12 marchas
- Freios: Tambor com EBS + ABS + ESP
- Freio-motor: Convencional (210 cv) ou VEB (300 cv)
- PBT: 26.700 kg
- PBTC/CMT: até 40.000 kg
- Tanque: ~275 L
- Suspensões: Molas parabólicas com barra estabilizadora
- Cabine: Leito, teto alto ou baixo, banco pneumático
- Preço médio (FIPE): R$ 590.111 (julho/2025)
Vídeo
FAQ
O Volvo VM é bom para transporte urbano?
Sim, há a versão VM City, com chassi mais leve e indicado para distribuição urbana.
Ele pode ser usado em terrenos off-road?
Sim. As versões VMX Max, 6×4 e 8×4 são vocacionais e prontas para aplicações fora de estrada, como mineração e construção.
Qual a diferença entre o VM 290 e o VM 360?
A principal diferença está na potência e torque. O VM 360 entrega 70 cv a mais e 350 Nm adicionais de torque, ideal para aplicações mais pesadas.
